notícias

Sweep Picking: técnica de guitarra

Nas aulas de guitarra, às vezes, nos deparamos com determinados repertórios onde os alunos se veem em frente a técnicas de guitarra um pouco mais avançadas. Mesmo que em um pequeno trecho de um solo, é preciso isolar esse material e trabalhar os fundamentos para uma execução clara e musical. Hoje vamos falar do Sweep Picking que é uma técnica usada na guitarra em que a palheta move-se como uma vassoura (do inglês sweep: varrer); isto, combinado com o movimento correspondente da mão que pressiona, produzindo uma série de notas de sonoridade rápida e fluida. É necessário total sincronismo entre as duas mãos para se obter o efeito de forma musical.

Podemos usar o sweep em duas ocasiões: no arpejo e na escala. Quando no arpejo a mão assume uma forma bem parecida com a de um acorde, mas ao invés de levantarem completamente, cada dedo primeiro segura a nota para produzir o som, e em seguida faz um movimento leve, porém rápido, a fim de abafar a nota (mute) permanecendo em contato com a corda. Aperfeiçoando este movimento, executando-o em sequência nas cordas (enquanto se está levantando o dedo para abafar uma corda, o dedo da corda seguinte já começa a descer), pode-se tocar com grande velocidade, devido à memória muscular. Juntamente com este movimento, a palheta executa um único ataque passando por todas as cordas, desde em cima até embaixo, ou vice-versa, similar ao modo como se toca um acorde. A principal diferença entre tocar um acorde de maneira normal e com sweep é que nesse último é requerida uma meticulosa sincronia entre o movimento da mão esquerda e o ataque da palheta em cada corda, assegurando-se que cada nota soe individualmente; ao contrário do acorde normal, em que o movimento mais rítmico da palheta faz as notas soarem praticamente juntas. 

Em  uma escala, é necessário entender que a técnica é usada apenas na troca de corda. No momento em que os dedos estão prontos para atuar na corda seguinte, a palheta assume a postura de manter o posicionamento da corda anterior para fazer o movimento de “varredura” na próxima corda.

Essa técnica foi muito popularizada a partir dos anos 80 com grandes guitarristas como Frank Gambale,  Richie Kotzen, Jason Becker, Yngwie Malmsteen entre outros. Mas já é possível vê-la sendo utilizada antes com o grande guitarrista do Deep Purple: Ritchie Blackmore em apresentação ao vivo de 1969, “Deep Purple Live in Bilzen”

https://www.youtube.com/watch?v=VCsstEhd1Us

Sweep Picking

Siga o Núcleo Villa-Lobos em todas as redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!
Visite nossa Loja – Aulas Online – Aulas Presenciais.

Rua Grão Pará, 660 – Santa Efigênia CEP 30150-340 – Belo Horizonte – MG

Alameda da Serra, 1021 2º andar Vale do Sereno
CEP 34000-000 – Nova Lima – MG

© 2016 Núcleo Villa Lobos – Todos os Direitos Reservados