notícias

PianoBrincando – O Macaco Patinador

A história O Macaco Patinador, que você pode assistir por aqui, faz parte do livro PianoBrincando, escrito por Betânia Parizzi e Patrícia Furst Santiago. A Betânia é assessora pedagógica do Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical e professora da Escola de Música da UFMG.

Sobre o livro

O PianoBricando foi lançado em 1993 e, em 2021, retorna em sua segunda edição, publicado pelas Editoras Fino Traço e UFMG.

O livro, voltado para o ensino de piano para crianças entre 4 e 10 anos de idade, ofereceu um novo paradigma ao ensino do instrumento para alunos iniciantes, ampliou e aprimorou estratégias para aulas coletivas de piano e criou processos didáticos progressivos para aulas de piano para crianças pequenas.

Além disso, proporcionou aos alunos a possibilidade de acesso a uma linguagem musical contemporânea, através da exploração de técnicas expandidas, tais como sons das cordas percutidas ou beliscadas, sonoridades criadas a partir da tábua ressonância, utilização do piano preparado etc., normalmente inexploradas nos livros tradicionais.

Ele também criou estratégias para uma prática progressiva de leitura e escrita de partitura; trouxe para as aulas elementos fundamentais do processo de musicalização; enfatizou processos de criação individual e coletiva; e direcionou a ênfase do aprendizado para o lúdico e para o prazer da descoberta do novo.


Nesta nova edição, além da revisão geral da obra, são apresentadas três peças inéditas do compositor Oiliam Lana, professor da Escola de Música da UFMG. Essas peças estão em plena sintonia com as propostas do livro em relação à utilização de novas sonoridades e aos fundamentos motores e musicais introduzidos.


Um bom exemplo do alcance deste livro é o vídeo da História do Macaco Patinador, produzido e editado pela pianista Giovana Vomlel de apenas 9 anos de idade, com a utilização do aplicativo CAPCUT para celular. Essa história introduz, nas aulas de piano das crianças, abordagens motoras básicas e fundamentais à técnica pianística e proporciona aos alunos oportunidades prazerosas de improvisação ao piano.


Vale a pena conferir esse vídeo nas mídias sociais do Núcleo Villa-Lobos e se juntar às muitas escolas de música de BH e de outras cidades brasileiras que já utilizam PianoBrincando com sucesso em suas aulas de piano!

Rua Grão Pará, 660 – Santa Efigênia CEP 30150-340 – Belo Horizonte – MG

Alameda da Serra, 1021 2º andar Vale do Sereno
CEP 34000-000 – Nova Lima – MG

© 2016 Núcleo Villa Lobos – Todos os Direitos Reservados