O que é harmonia?
A harmonia é um parâmetro musical em que se estuda a combinação de notas soando simultaneamente. Essa combinação pode ser vinda de um único instrumento ou de vários instrumentos soando juntos, como acontece em uma orquestra.
Primeiramente ocorreu com o encontro das vozes e, a partir do período clássico, ela se estabeleceu como uma camada de uma obra musical que acompanha uma única melodia.
Quais são os instrumentos harmônicos?
Os instrumentos harmônicos são aqueles em que é possível tocar várias notas no mesmo intervalo de tempo, possibilitando a criação de acordes e fazendo a harmonia da música.
O piano, teclado, violão e guitarra são exemplos de instrumentos harmônicos, pois com eles é possível tocar mais de uma nota ao mesmo tempo. Além disso, quando duas pessoas cantam juntas, também ocorre esse “fenômeno”.
Harmonia Tradicional x Funcional
A “Tradicional” preocupa-se com os fatores relativos a cada acorde em sua estrutura e em regras de condução de vozes. Diz respeito aos acordes escritos na partitura, e a base é a escrita coral do período barroco.
A “Funcional” preocupa-se com a função que cada acorde tem no discurso harmônico (tônica, subdominante ou dominante). Aqui, a estruturação do acorde é extremamente flexível, assim como as regras de condução de vozes que, por vezes, inexistem.
Indicamos uma reflexão interessante sobre harmonia o artigo Harmonia Tradicional, Harmonia Funcional e Música Popular: uma reflexão motivadora
Fonte: Dicionário Zahar
Siga o Núcleo Villa-Lobos em todas as redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!
Visite nossa Loja – Aulas Online – Aulas Presenciais.