notícias

Nossos ídolos ainda são os mesmos?

Nossos ídolos ainda são os mesmos?

Desde minhas primeiras experiências como educador musical levo para os alunos uma pergunta simples, de resposta aparentemente fácil e que às vezes leva a uma longa conversa. A pergunta é: Quem são seus preferidos na música? Ou: Quais artistas, bandas e músicas você costuma ouvir?

Nos últimos anos uma resposta tem se repetido. Muitos alunos dizem não saber, ou que não escutam músicas sozinhos. Alguns só escutam quando estão no carro com os pais, na escola ou na própria aula de música. O hábito de sentar para ouvir e apreciar uma obra musical não é algo comum para muitos, o que é estranho para alguém que estuda o assunto e toca um instrumento. 

Vamos agora trocar a palavra ídolo pelo termo: referências musicais, e assim poder centrar na importância do assunto.

A sonoridade marcante de pianistas como Vladimir Horowitz, Nelson Freire e Roberto Plano, a imaginação brilhante e a sensibilidade de compositores e intérpretes da MPB, as inconfundíveis melodias e arranjos dos Beatles e a mistura única de elementos eruditos com o fado português que faz do grupo Madredeus um dos mais populares do gênero, são alguns exemplos que certamente se tornaram referências musicais para milhões de outros músicos e ouvintes atentos.

Seria proveitoso se todo estudante de música fosse estimulado a praticar frequentemente a audição de artistas diversos. Conhecer músicos cujo trabalho pode ser encantador e transmissor de conhecimento. Porque referências musicais são importantes. Elas provocam momentos de diversão e experiência estética, oferecem elementos para estudo, análise e aprendizado sobre a linguagem musical e nos proporcionam entusiasmo, algo de extremo valor para o desenvolvimento musical e que reflete positivamente em nossas vidas. Enfim, que todos tenham referências musicais em suas caminhadas. E que elas sejam acima de tudo, inspiração.

Texto por Vander Soares

Nossos ídolos ainda são os mesmos?

Siga o Núcleo Villa-Lobos em todas as redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!

Visite nossa Loja – Aulas Online – Aulas Presenciais – Escola de Musica em Bh

Rua Grão Pará, 660 – Santa Efigênia CEP 30150-340 – Belo Horizonte – MG

Alameda da Serra, 1021 2º andar Vale do Sereno
CEP 34000-000 – Nova Lima – MG

© 2016 Núcleo Villa Lobos – Todos os Direitos Reservados