notícias

Playlist para sua Festa Junina e outras histórias

Mais um mês de junho chegou e junto dele vem aquela vontade de dançar um forrózinho e participar de uma boa festa junina, não é mesmo?

Mas como ainda estamos em isolamento social esse ano ainda não será possível. Pra matar nossa vontade, criamos uma playlist junina do Núcleo Villa-Lobos com grandes artistas representantes dessa festa deliciosa como Dominguinhos, Elba Ramalho, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Gilberto Gil entre outros. Segue o link pra vocês: https://open.spotify.com/playlist/0cX2YwCgiUuZiOTPXuKrDk?si=sbQIl6ulQaWi46pomTOsZQ&dl_branch=1

Agora uma curiosidade: você sabia que a nossa “Festa Junina” foi trazida ao Brasil pelos Portugueses no século XV? Lá eles comemoravam o chamado solstício de verão e homenageavam os deuses da natureza que abençoaram as colheitas.

Aqui, a festa chegou com uma conotação religiosa celebrando os dias de Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).
Hoje em dia, a maior festa junina do Brasil acontece na cidade de Campina Grande,
no estado da Paraíba.

E o que não pode faltar numa boa festa junina além de música é muita comida típica com canjica, quentão, milho cozido, pamonha e pé de moleque. Também não pode faltar uma grande fogueira e muita animação para festejar e dançar uma quadrilha que sempre termina com um divertido casamento dos noivos caipiras.

Ôôô trem bão, sô!!! Que saudades de uma boa festa junina.

Por Simone Teles

*As fotos são de 2008. #comemoreemcasa

Rua Grão Pará, 660 – Santa Efigênia CEP 30150-340 – Belo Horizonte – MG

Alameda da Serra, 1021 2º andar Vale do Sereno
CEP 34000-000 – Nova Lima – MG

© 2016 Núcleo Villa Lobos – Todos os Direitos Reservados