Luana Gonçalves é natural de Patos de Minas (MG) e iniciou seus estudos musicais aos 6 anos, sob a orientação do professor Anísio Dias. Aos 13 começou a dar aulas particulares de piano para crianças e adultos.
Bacharel em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi orientada pelo professor Mauricio Veloso e participou de master classes lecionadas pelos professores Stéphan Sylvestre (Canadá), Luiz Senise (RJ), Roseane Lemos (MG). Participou em 2013 do 1º. e 3º. Festival de Maio, em Belo Horizonte, do Workshop com o produtor musical Dimerval Felipe da Silva (Bororó), em Patos de Minas, e do I e II Seminários Internacionais de Educação Musical (2011 e 2013).
Foi professora do Centro de Musicalização Infantil da UFMG e correpetidora do coral infantil Tim Timbre, do Projeto Musica Para Todos.
Débora Batista Baião iniciou suas aulas de piano aos sete anos de idade com a professora Sônia L’Abbate. Em 1980, deu prosseguimento a esses estudos musicais com Maria Clara Paes Leme, em Belo Horizonte, e com Daisy de Luca, em São Paulo.
É bacharel em piano pela UFMG e teve como professores Eduardo Hazan, Berenice Menegale e Magdala Costa. Nesta mesma instituição, concluiu, em 2005, o ‘Mestrado em Música’ e aprofundou sua formação pianística com Lucas Bretas e Guida Borghoff. Também foi aluna de Maria Lúcia Coutinho e Celina Szrvinsk. Foi professora da Escola de Música da UFMG, do Centro Universitário Izabela Hendrix – curso de Música e da Escola de Música da UEMG.
É uma das diretoras do Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical e coordenadora responsável pela área de piano da escola, onde leciona aulas de piano e musicalização, além de preparar os alunos para as provas específicas do vestibular de Música.
Iniciou os estudos pianísticos com os professores Milton Barbosa Neto (2000), e Jerusa de Lourdes (2002).
Ingressou no curso de extensão da UFMG na turma do professor Mauricio Veloso (2003-2005).
Em 2009, graduou-se no curso de Licenciatura em Música, com Habilitação em Piano pela Universidade do Estado de Minas Gerais, sob a orientação da professora Wilma Zanella. Na mesma instituição, concluiu, em 2011, o curso de pós-graduação em Música Brasileira: Práticas Interpretativas.
Instrumentista, compositor, arranjador, com conhecimento em violão, bateria, flauta doce, com experiência em bandas e co-repetição, participou de Masterclasses com os pianistas Lucas Bretas, Mirta Herrera e Ricardo Castro, além de vários cursos livres, como Harmonia Funcional (Yan Guest em 2009) e Piano Jazz (com Nestor Lombida). É professor de piano e musicalização do Núcleo Villa-Lobos.
Felipe iniciou seus estudos de piano com o professor Lucas Bretas. Em 2008, formou-se em Música (Licenciatura com Habilitação em Piano) pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). É especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Participou de cursos de Formação de Professores em Educação Musical. Atualmente, continua seus estudos de piano com o prof. Maurício Veloso.
É professor de piano e musicalização do Núcleo Villa-lobos de Educação Musical e professor de música do projeto Música na Escola em escolas estaduais de Santa Bárbara.
Neander Cândido, mineiro de Divinópolis, iniciou seus estudos musicais no Estúdio Instrumentalis em 1999, sob a orientação do professor Maurício Veloso.
Em 2001, ingressou no curso extensivo de Percepção Musical e Canto Coral na Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, onde foi orientado pelos professores Adalmário Pacheco e Maurício Veloso. Se apresentou com êxito em audições, recitais e master classes dos professores Maria Lígia Becker (MG), Flávio Augusto (RJ), Luiz Senise (RJ), Viviane Taliberti (MG) , Fanny Solter (Alemanha), Ksenia Nosikova (Rússia), Ricardo Castro (RJ), Miriam Grossman (RJ), Gilberto Tinetti (SP), Eduardo Monteiro(RJ). Participou em 2006/2007 do festival 3ª e 4ª Semana da Música de Ouro Branco.
Em 2010, participou do 11° Festival Música nas Montanhas – Poços de Caldas MG. Atualmente, cursa o bacharelado em piano na Universidade do Estado de Minas Gerais –ESMU/UEMG sob a orientação da professora Thaís Marques e em São Paulo, é orientado pelo professor Gilberto Tinetti.
No Núcleo Villa-Lobos, ministra aulas de piano e musicalização.
Railaine Andrade iniciou seus estudos de piano aos oito anos de idade em Manhuaçu (MG). Aos dez anos começou a fazer aulas de saxofone, tendo participado de vários Circuitos de Bandas de Música em Minas, Rio de Janeiro e Espirito Santo.
Aos 17 anos, foi aprovada no vestibular para o curso de Licenciatura em Música da Escola de Música da UFMG, e aos 19 anos, foi contemplada com uma bolsa de estudos da Capes para Universidade de Aveiro em Portugal, onde residiu por dois anos, graduando-se em Música nesta instituição.
Participou do Seminário Internacional “Dalcroze” com Iramar Rodrigues (2011), e Processos Criativos em Educação Musical (2015), ministrado pelos professores Betânia Parizzi, João Gabriel Marques Fonseca, Jussara Fernandino, Patricia Furst Santiago e Rosa Lúcia dos Mares Guia.
Atualmente, está no último período do curso de Licenciatura em Música da UFMG. É professora de piano, monitora dos corais Tim Timbre e Música para Todos, e pianista correpetidora do Coral Canto Enquanto Espero, no CMI-UFMG. Railaine é professora de piano e musicalização infantil no Núcleo Villa Lobos.
Educadora musical, cursa o 8º Período de Licenciatura em Música e o curso de Bacharelado em Piano na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Priscilla é professora de piano e de musicalização para bebês, crianças, adolescentes e adultos no Centro de Musicalização da Universidade Federal de Minas Gerais e no Núcleo Villa-Lobos.
Participa como educadora musical do Projeto Música na Escola Regular – Projeto integrado CMI-UFMG, com bolsa PROEXT/UFMG.
Juliana Marin é natural de São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 12 anos com a professora Márcia Pontes.
Posteriormente, ingressou na casa de música de Ouro Branco, onde estudou sob a orientação do pianista Gustavo do Carmo. Graduada no curso de licenciatura em música pela UFSJ com habilitação em piano na classe da professora Adriana Abid Mundim e do professor Jayme Guimarães. Atualmente, estuda piano popular com Vander Soares.
Participou de masterclasses com Viviane Taliberti, Flávio Augusto, Carla Reis, Eudóxia de Barros, Antônio Carlos de Magalhães, Caspar Frantz (Alemanha), Eduardo Hazan, Miriam Grosman, Flávia Botelho, Ana Telles (Portugal).
Participou, também, de festivais como semana da música de Ouro Branco, semana interativa, inverno cultural UFSJ, entre outros. Foi selecionada para participar da edição 2012 e 2014 do concurso música XXI, em 2014 e 2017 foi selecionada no concurso segunda musical e em 2017 foi selecionada no concurso jovem músico BDMG com o duo de piano e canto Fernandes Marin.
Participou de duas semanas de educação musical em São João Del Rei na UFSJ, oficina Música e movimento com os educadores Estevão e Uirá, entre outros cursos. Atualmente, leciona musicalização infantil/bebês e Piano no Núcleo Villa Lobos.
Começou seus estudos de piano aos 11 anos de idade. Licenciada em Música (piano) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), estudou com com os professores Heron Alvin (2006) e Vilma Zanella (2007 – 2010).
Frequentou Master Classes com a professora Mirta Herrera. Atua em projetos sociais, ministra oficinas para a rede pública de educação e para escolas específicas de música, é professora de piano e teclado para crianças, adultos e idosos.
No Núcleo Villa-Lobos ministra aulas de piano, musicalização para crianças até os seis anos de idade e aulas de música para bebês.
Foi aluna de piano de Betânia Parizzi, Margarida Borghoff e Débora Baião. Foi professora de musicalização infantil e para bebês no CMI, onde também ministrou aulas de piano, atuou como professora do mesmo em projetos de música para a comunidade e atualmente leciona aulas de piano e musicalização infantil na escola Núcleo Villa Lobos.
Blenda Félix Seabra é graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participou dos seminários internacionais de educação musical I e II, o primeiro com ênfase no método Dalcroze e o segundo com foco em musicalização e concertos para bebês.
Foi aluna de piano de Betânia Parizzi, Margarida Borghoff e Débora Baião. Foi professora de musicalização infantil e para bebês no CMI, onde também ministrou aulas de piano, atuou como professora do mesmo em projetos de música para a comunidade e atualmente leciona aulas de piano e musicalização infantil na escola Núcleo Villa Lobos.
Nascido em Belo Horizonte em 1979, iniciou os estudos de violão popular aos 12 anos. Como profissional, tocou com vários artistas de renome no cenário mineiro (Saulo Laranjeira, Chiquinho Ceará, Pereira da Viola, Miltinho Edilberto, Tadeu Franco, Titane), além de dividir palco com grandes artistas da música popular brasileira (Alceu Valença, Zé Ramalho, Chitãozinho e Xororó).
Lecionando guitarra e violão, atua desde 2002, contribuindo com pesquisa de novas técnicas e padrões de se tocar esses instrumentos.
Como compositor e arranjador, atua desde 2005 com vários títulos e parcerias musicais possuindo um acervo de 60 músicas próprias.
Como produtor musical, trabalhou com novos talentos da música mineira (Banda Salto Alto, Balangandan, Uai Soul, e Movimento Samba-Groovie).
Atualmente, está em estúdio para gravação de seu primeiro disco Da terra. É professor de violão e guitarra no Núcleo Villa-Lobos.
Formado em Composição pela UFMG, é diretor de projetos especiais e professor de violão, flauta doce e harmonia no Núcleo Villa-Lobos, onde também coordena as bandas e o Projeto Música na Escola.
Participou da equipe coordenadora do Projeto Música na Escola, da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, que, entre 1997 e 1998 capacitou de mais de 6.000 professores e atendeu cerca de 125.000 crianças da rede estadual de ensino.
Foi diretor musical e co-diretor de criação da Ex Nihil Multimídia, com destaque para a coleção “Encantando”, com canções infantis, animações e jogos em CD-Rom, os CD-Rom’s “Luz” e “Eletricidade e Ímãs” para a Coleção “Ciência Divertida”, da Cia. Melhoramentos, o CD-Rom “O Contador de Estórias” com Roberto Carlos Ramos e a trilha sonora do CD-Rom “Belo Horizonte: Espaço, Tempo e Luz”, comemorativo do centenário da cidade.
Na Ciclope Multimídia, fez a direção musical e trilhas sonoras para os seguintes projetos: “Cidades Históricas Brasileiras” (www.cidadeshistoricas.art.br), “Santuários Turísticos e Ecológicos”, “CiclopeArt – Sítio de Imaginação” (www.ciclope.art.br), “Ouro Preto: Ouro Preto” e “Sertão: Minas Gerais” (documentários em DVD) e “Vídeo-Crônicas”, da TV Minas.
Iniciou seus estudos de violão popular aos 10 anos de idade. Graduou-se em Violão na Universidade Estadual de Minas Gerais e se tornou especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Fez cursos intensivos de Rock, Blues e Funk na Los Angeles Music Academy (LAMA), e Jazz e Fusion na New York Guitar School, nos Estados Unidos. Participou da implantação do projeto Música na Escola, na cidade de Santa Bárbara/MG e atua na Estação da Música José Luiz Pinto Coelho, nesta mesma cidade.
É diretor de marketing do Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical, onde leciona violão, guitarra e musicalização, além trabalhar com as bandas da escola.
Doalcei é licenciado em música com habilitação em violão pela Universidade do Estado de Minas Gerais e especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Atuou como professor de instrumento e musicalização nas cidades de Pará de Minas, Nova Lima, Santa Bárbara e foi coordenador pedagógico do projeto “Família Querubins” em Barão de Cocais. Publicou em 2005, nos anais da ABEM, o artigo intitulado “As aulas de Musicalização e sua influência no processo de ensino-aprendizagem de um instrumento musical”.
Participou de diversas Master Classes e cursos. É diretor contábil e professor de musicalização, violão e guitarra no Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical.
Graduado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Delson é violonista, guitarrista, compositor e arranjador.
Estudou violão, harmonia, improvisação, Jazz e música brasileira com o guitarrista e violonista Alvimar Liberato Nunes e com o violonista e compositor Ronaldo Cadeu (PHD).
Também estudou harmonia e improvisação com Mozart Mello (professor do IG&T – SP). Delson lecionou no Centro Musical Municipal Professora Walda Tiso Veiga, em Alfenas (MG), e vem desenvolvendo projetos significativos ao lado de grandes músicos e se apresentando em festivais renomados, além de ministrar Master Classes e Workshops em faculdades e escolas. Atualmente, integra o grupo Nona´s Jazz, ao lado dos músicos Clayton Néri (violão) e Flávio Macedo (Sax).
Licenciando em música com ênfase em educação musical escolar, na UEMG.
Foi aluno de grandes baixistas mineiros como Adriano Campagnani e Felipe Fantoni, e foi professor substituto de baixo no Núcleo Villa-Lobos nos anos de 2010 e 2011, e agora retorna à escola como professor de baixo e violão.
Bacharel no curso de Música Popular – UFMG. Baterista, iniciou seus estudos em 1999, quando tinha 12 anos de idade, com o baterista e percussionista Juninho Mota.
Em 2009, ingressou no curso de Música Popular da escola de música da UFMG, onde se formou em 2013, como bacharel em Música Popular e primeiro baterista da história da universidade a se formar neste curso. Estudou bateria durante quatro anos com André “Limão” Queiroz e Márcio Bahia, em um curso de inverno promovido pela UFMG, em 2011. Em 2013, estudou com Santiago Cubano, após ter sido um dos ganhadores do prêmio BDMG Jovem Instrumentista.
Desde 2009 trabalha com educação musical no ensino do instrumento e também como professor de musicalização.
Wesley começou seus estudos musicais aos 16 anos no Centro Cultural Tambolelê em Belo Horizonte.
Em 2005, iniciou seus estudos de percussão erudita na Fundação de Educação Artística com o professor Aluísio Brant. Apresentou-se com diversos projetos, e, como educador atuou em escolas e ações.
Desde 2007 integra o grupo de Música Antiga da Universidade do Estado de Minas Gerais, sob a regência do Mestre Domingos Sávio. Atualmente, é graduando em Música, com Habilitação em Educação Musical pela UEMG e professor de bateria do Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical.
Rafael iniciou seus estudos de bateria com 12 anos, tendo como principais referências Jean Dolabella, Santiago (Cubano) e Nestor Lombida. Participou de cursos com Paschoal Meireles, Duda Neves, Alexandre Cunha, Ramon Montanhaur, Cássio Cunha, José Eduardo Nazário e outros.
Em 2003, tocou com a Big-Band de Nestor Lombida no Festival Internacional de Jazz da Savassi. Em 2010 concluiu o curso de Licenciatura em Educação Musical na UEMG com o T.C.C.: Fundamentos da Técnica da Bateria para iniciantes: um estudo de caso, orientado por Betânia Parizzi e João Gabriel Marques Fonseca.
Atualmente, é professor e coordenador do curso de bateria do Núcleo Villa-Lobos.
N/D
Bacharelado em flauta transversal pela UFMG e licenciatura em Educação Artística com habilitação em música, pela Universidade do Estado de Minas Gerais.
Estudou na fundação de Educação Artística. Participou do Simpósio Internacional de Educação Musical – Swanwick no Brasil e Master class com Nikole Sposito, no Festival Internacional de Flauta da ABRAF.
Atualmente, participa da Flutuar Orquestra de Flautas é professora de flauta doce, flauta transversal e musicalização no Nucleo Villa-Lobos e em escolas de ensino regular.
Formado em Composição pela UFMG, é diretor de projetos especiais e professor de violão, flauta doce e harmonia no Núcleo Villa-Lobos, onde também coordena as bandas e o Projeto Música na Escola.
Participou da equipe coordenadora do Projeto Música na Escola, da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, que, entre 1997 e 1998 capacitou de mais de 6.000 professores e atendeu cerca de 125.000 crianças da rede estadual de ensino.
Foi diretor musical e co-diretor de criação da Ex Nihil Multimídia, com destaque para a coleção “Encantando”, com canções infantis, animações e jogos em CD-Rom, os CD-Rom’s “Luz” e “Eletricidade e Ímãs” para a Coleção “Ciência Divertida”, da Cia. Melhoramentos, o CD-Rom “O Contador de Estórias” com Roberto Carlos Ramos e a trilha sonora do CD-Rom “Belo Horizonte: Espaço, Tempo e Luz”, comemorativo do centenário da cidade.
Na Ciclope Multimídia, fez a direção musical e trilhas sonoras para os seguintes projetos: “Cidades Históricas Brasileiras” (www.cidadeshistoricas.art.br), “Santuários Turísticos e Ecológicos”, “CiclopeArt – Sítio de Imaginação” (www.ciclope.art.br), “Ouro Preto: Ouro Preto” e “Sertão: Minas Gerais” (documentários em DVD) e “Vídeo-Crônicas”, da TV Minas.
Brenda Andrade iniciou seus estudos de canto aos 14 anos, em sua cidade natal, onde teve o primeiro contato com o canto lírico através do “Coral Vozes de Entre Rios de Minas”.
Atualmente, cursa Bacharelado em Canto Lírico, na classe do Professor Mauro Chantal, e Licenciatura em Música, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Participou de diversos cursos e seminários de Educação Musical, e master classes sobre o ensino do canto, como “A interpretação da Música Antiga” – Victor de Souza Soares (Alemanha), Seminário de Educação Musical: Corporeidade e Educação Musical – Universidade Federal de Minas Gerais, entre outros.
É professora de Musicalização Infantil no Centro de Musicalização Infantil da UFMG (CMI), e professora de canto do Núcleo Villa-Lobos.
Raphaela Lopes iniciou seus estudos sobre música aos 08 anos de idade. Em 2018, formou em Licenciatura em música pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também participou da disciplina de canto do curso de música popular. Participou de cursos e workshops na área de Canto e Educação Musical como o Seminário de Educação Musical: Corporeidade e Educação Musical – Universidade Federal de Minas Gerais, entre outros. Foi professora do Centro de Musicalização Infantil (CMI)- UFMG. É professora de canto e musicalização do Núcleo Villa Lobos.
Gabriel Muzzi é licenciado em canto pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e pós-graduando em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ).
Participou de vários festivais de música pelo Brasil, tendo sido orientado por renomados professores do país e do exterior, como: Nadja Daltro (RJ), Céline Imbert (SP), Pedro Couri (MG), Rodrigo del Pozo (Argentina) e Marília Vargas (Suíça/Brasil).
No ano de 2013, passa a se dedicar aos estudos de belting contemporâneo com o professor Beto Sorolli, e vem participando de cursos de Teatro Musical pelo país.
Em julho de 2014, foi convidado pela produção do SBT a homenagear o cantor e compositor Barry Manilow no palco do programa Máquina da Fama.
Gabriel é professor e coordenador do curso de canto do Núcleo Villa-Lobos.
Rua Grão Pará, 660 – Santa Efigênia CEP 30150-340 – Belo Horizonte/MG
Alameda da Serra, 1021, 2º andar – Vale do Sereno
CEP 34000-000 – Nova Lima/MG
© 2020 Núcleo Villa-Lobos – Todos os Direitos Reservados