notícias

Você sabe o que é um capotraste? Em quais instrumentos é usado?

Sabe para quê serve e como utilizar? Sabe se existem modelos diferentes?

Será que é possível fabricar um artesanalmente?

Sem dúvida, o capotraste, capotasto, braçadeira, pestana fixa ou ainda trastejador, “pestaneira”, ou no inglês, simplesmente capo é um dos acessórios mais utilizados para os instrumentos de corda como o violão, a guitarra, o ukulele, banjo e mais raramente no contra-baixo elétrico.

Resumidamente, o capotraste tem a função de “encurtar” o braço e as cordas do instrumento. Dessa forma, possibilita ao compositor ou intérprete, uma fácil mudança de tom, ou realização da sua ideia musical com acordes de mais fácil performance, que podem trazer maior fluidez ao arranjo.

Sua maneira de utilização consiste em deslocar o capo para a direita, deixando o som mais agudo, ou deslocando-o para a esquerda, deixando o som mais grave.

Capotrastre

Existem diversas opções no mercado. Cada marca fabrica diferentes modelos de maneira que possam servir à grande variedade e tamanhos de instrumentos que existem.

Caso você não tenha um capotraste, e queira experimentar, testar e aprender a usar, é possível construir um de maneira artesanal.

Depois disso você pode se decidir por comprar um que te atenda melhor.

Com uma caneta ou um lápis e algumas borrachinhas, você pode construir seu próprio capo.

Capotrastre

Há também um outro modelo produzido com elástico. Há quem goste bastante, pois é pequeno e leve. Mas o elástico com o tempo perde a elasticidade, fato que não acontece com o capotraste de mola.

Capotraste

É desejável termos mais de um capo. Especialmente se você tiver mais de um instrumento, pois é bem prático deixar cada capo junto de cada um dos seus instrumentos.Assim você não precisará ficar procurando onde está o capo deste ou daquele violão, guitarra ou ukulele.

Existem pesquisas einvenções recentes em torno do capo, que buscam ampliar seu uso.  Uma dessas invenções  é do inventor José Rodolfo Uzan, que criou o select capo. Neste modelo o músico pode escolher a corda que deseja pressionar, com uma rosca ou um simples clique. Este invento leva o capo para outro patamar de sonoridade e composições musicais, uma vez que os capos tradicionais pressionam todas as cordas simultaneamente. 

Siga o Núcleo Villa-Lobos em todas as redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!
Visite nossa Loja – Aulas Online – Aulas Presenciais.

Rua Grão Pará, 660 – Santa Efigênia CEP 30150-340 – Belo Horizonte – MG

Alameda da Serra, 1021 2º andar Vale do Sereno
CEP 34000-000 – Nova Lima – MG

© 2016 Núcleo Villa Lobos – Todos os Direitos Reservados