notícias

Breve história da Bateria

Aulas de Bateria

A bateria é um instrumento novo, recente, se comparado com a flauta, por exemplo, mas é composta por jogo, ou kit, de instrumentos seculares! Como o bumbo, a caixa, e os pratos, que são suas partes principais. 

Com registros de surgimento no fim do século XIX, o instrumento surgiu de uma mistura de culturas e de situações da época, como a abolição da escravatura norte-americana, o surgimento do Ragtime, e posteriormente do Jazz, bem como do blues e todos os seus subgêneros. 

Na época Áurea das grandes orquestras de Jazz dos anos 20, já se encontravam baterias bem parecidas com as que temos hoje, com um kit já bem próximo do nosso. Mas em geral com peles de animal. 

Após os anos 50 e com avanços da tecnologia, passou-se a usar peles sintéticas, bem como outros materiais e mecanismos que a indústria trazia como possibilidade. 

E junto com essas novidades, surgiu o Rock n Roll. Muitos estudiosos e músicos acreditam que o rock é o único estilo musical criado para se tocar numa bateria, pois todos os estilos anteriores já existiam antes da bateria. 

Hoje existem tantas, inúmeras variações de bateria, baterias eletrônicas e virtuais, que fica bem difícil fazer uma lista dos tipos de que dispomos em nossos dias. 

Mas sem dúvida, o coração, o motor  da banda, continua atraindo milhões e milhões de adeptos pelo mundo.Crianças, jovens, adultos e idosos, quem é que resiste a pegar um par de baquetas e sentir o som que ela produz? 

Bateria é energia, é concentração, movimento, balanço que convida e traz todos pra perto! Vem você também!

Por Rafael Canielo


Aulas de Bateria

Siga o Núcleo Villa-Lobos em todas as redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!

Visite nossa Loja – Aulas Online – Aulas PresenciaisEscola de Musica em Bh

Rua Grão Pará, 660 – Santa Efigênia CEP 30150-340 – Belo Horizonte – MG

Alameda da Serra, 1021 2º andar Vale do Sereno
CEP 34000-000 – Nova Lima – MG

© 2016 Núcleo Villa Lobos – Todos os Direitos Reservados