notícias

Aulas de bateria

A bateria é um dos instrumentos mais famosos e intrigantes que existe. Com todo respeito aos demais instrumentos existentes e os instrumentistas, quem se senta em frente a uma bateria para tocar, nem que seja um “pouquinho”, tem sempre uma experiência inesquecível. 

O desafio de coordenar a mão direita e a mão esquerda, enquanto os dois pés também estão em movimento tornam a experiência do aprendizado da bateria algo quase impossível de se descrever. Eu posso falar tanto por experiência própria, quanto por experiência em sala de aula. Quem se dispõe a aprender bateria, jamais irá enxergá-la da mesma forma novamente. 

Bateria é muito mais do que um instrumento onde você pode extravasar toda a sua energia, ou emoção (apesar disso, sim, acontecer). Bateria é um instrumento de poder (mais uma vez com todo o respeito aos outros instrumentistas e instrumentos). Quem a toca, tem a autoridade de guiar ritmicamente e emocionalmente toda a banda. Além disso, o baterista também tem o poder de levar toda uma plateia a dançar, pular e curtir um show sem parar. 

Quer um exemplo bem real? No momento em que uma música de rock começa a ser tocada, quando é que o público começa a “pular loucamente”? E juntamente com o público, a banda toda sente a energia e começa a se movimentar energicamente também? Se você respondeu quando a bateria começa a tocar, está completamente correto. 

Portanto, tocar a bateria tem um significado muito mais profundo e muito mais intenso do que o do instrumento “difícil”, ou do instrumento “barulhento”, ou do instrumento que só fica lá atrás escondido no palco.

Quando eu disse que aprender bateria é uma experiência inesquecível, eu quero dizer que o baterista não aprende apenas a tocar um instrumento. Ele também tem a chance de viver emoções das quais só se vive quando se dispõe a aprender esse instrumento. 

Eu sei que eu sou suspeito para falar, já que sou um baterista e professor apaixonado pelo que faço. Porém, eu desafio todos aqueles que já tiveram curiosidade de aprender bateria um dia a se arriscarem. Eu tenho certeza de que irão se lembrar de tudo isso que estou falando aqui neste texto.

Por Estevão Dias

Aulas de bateria

Siga o Núcleo Villa-Lobos em todas as redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!

Visite nossa Loja – Aulas Online – Aulas Presenciais – Escola de Musica em Bh

Rua Grão Pará, 660 – Santa Efigênia CEP 30150-340 – Belo Horizonte – MG

Alameda da Serra, 1021 2º andar Vale do Sereno
CEP 34000-000 – Nova Lima – MG

© 2016 Núcleo Villa Lobos – Todos os Direitos Reservados