notícias

Pré-vestibular Núcleo Villa-Lobos

Pré-vestibular Núcleo Villa-Lobos

O pré-vestibular do Núcleo Villa-Lobos teve início em 2004, com o intuito de preparar os alunos para as provas de Música da UFMG, UEMG e, mais tarde, da UFOP e UFSJ.

 

 

Como o vestibular de música funciona?

O vestibular de Música (Licenciatura, Bacharelado, Composição e Regência) é dividido em duas etapas: a primeira com provas de Português, Matemática, História e outras disciplinas do ensino médio, assim como nos demais cursos, seguindo o formato tradicional de vestibular.

A segunda etapa consiste em avaliações específicas, que requerem do candidato conhecimentos de ordem teórica e prática, sempre focados em sua vivência auditiva. Isso quer dizer que habilidades relacionadas à percepção do som, à apreciação musical e ao ritmo serão exploradas nessa etapa do vestibular.

É para essa fase que o pré-vestibular do Núcleo Villa-Lobos foi pensado!

 

Como é o curso do Núcleo Villa-Lobos?

Conseguindo um alto índice de aprovação desde de sua implantação, o curso pré-vestibular do Núcleo está estruturado ao redor de treinamentos rítmicos e melódicos, e destaca tanto a música folclórica e as canções da MPB, quanto peças do repertório europeu. A escuta musical é direcionada para diferentes estilos, e para a exploração dos aspectos requeridos em prova, como arpejos, escalas, intervalos, caráter expressivo na apreciação musical, modo, tonalidade, estilo, época, células rítmicas de dois ou três tons, entre outros assuntos do programa contemplado pelas universidades.

 

Qual o grande diferencial do curso?

A grande vantagem do curso do Núcleo é o quanto ele se adequa não apenas ao que as universidade pedem no vestibular, mas às necessidades de cada aluno:

> Flexibilidade nas datas de início do curso: o aluno interessado deve procurar a Escola, agendar sua entrevista, e tem a possibilidade de conciliar o curso às suas necessidades e agenda.

> Flexibilidade de duração do curso: também em função dos alunos, o curso pode durar mais ou menos. Nossa experiência geralmente varia entre 9 meses e 1 ano, a depender dos temas e habilidades que o aluno já domina e possui, e do tempo que, juntos com cada aluno, avaliaremos, para que ele se sinta pronto a fazer a prova. Semanalmente acontecem aulas de teoria, percepção musical e de instrumento.

> Material didático em função do que o aluno precisa e sabe: integram o material didático solfejos com sonoridades dos sistemas pentatônico, modal e tonal. Mas o que vai ditar a extensão e perfil do material, mais uma vez é a necessidade de cada aluno.

 

Qual a hora certa pra fazer o curso?

Sugerimos que você comece 1 ano antes do vestibular. Assim poderá se preparar com tranquilidade, e estar seguro no momento da prova, algo bem importante no processo do Vestibular, certo?

Aguardamos você! Ligue pra gente, que vamos adorar bater um papo, tirar as dúvidas e te receber aqui na Escola!

  • callCreated with Sketch. 31 3241-4177 - Santa Efigênia

Rua Grão Pará, 660 – Santa Efigênia CEP 30150-340 – Belo Horizonte – MG

  • callCreated with Sketch. 31 3567-4810 - Vila da Serra

Alameda da Serra, 1021 2º andar Vale do Sereno
CEP 34000-000 – Nova Lima – MG

© 2016 Núcleo Villa Lobos – Todos os Direitos Reservados

Estamos online!