Flauta doce

Flauta Doce

Durante o isolamento, nossas aulas estão acontecendo normalmente online, com grande envolvimento de todos e com resultados acima das expectativas. Dessa forma, é com muita alegria que continuamos em contato com nossos alunos, mantendo todas as nossas aulas e também podendo dar as boas vindas a novos alunos.

Os instrumentos musicais exercem verdadeiro fascínio sobre os seres humanos. A flauta doce é um dos principais instrumentos de entrada para crianças no universo da música e da educação musical. Trata-se de um instrumento de fácil aquisição, que oferece ao aluno um retorno muito rápido (basta soprar para se extrair o som do instrumento).

Além disso, seu som se assemelha bastante à voz humana, criando uma ligação imediata do aluno com o instrumento. Vale ressaltar que, por essas características, bem como a sua fácil execução coletiva, a flauta doce é adotada e ensinada em muitas escolas públicas e particulares.

A metodologia utilizada no Núcleo Villa-Lobos foi desenvolvida pela professora Rosa Lúcia dos Mares Guia, autora do livro “Tocando Flauta Doce – Pré-leitura”, com o qual é feita a introdução ao instrumento.

Visando possibilitar o imediato acesso ao instrumento, sem atropelar o processo de alfabetização musical, propomos que o aluno seja introduzido ao estudo da flauta doce por meio de um trabalho de preparação auditiva e da leitura de gráficos proporcionais de altura e duração, correspondentes a um variado repertório de canções.

A leitura por gráficos, que chamamos de pré-leitura, possibilita a compreensão do movimento melódico, com o uso de traços que representam movimentos ascendentes ou descendentes. Outra vantagem da prática da leitura por gráficos está no fato de que ela propicia um desenvolvimento significativo da percepção visual, favorecendo, no futuro, um bom desempenho na leitura à primeira vista.

A passagem da pré-leitura para a leitura absoluta (pentagrama e claves) ocorre quando, no processo da Educação Musical, o aluno já vivenciou e trabalhou adequadamente os espaços da pauta e as figuras musicais básicas, estando assim preparado para a introdução à escrita e à leitura convencionais. O último capítulo do livro é dedicado a essa passagem da pré-leitura para a leitura absoluta.

Processed with VSCO with a6 preset

Rua Grão Pará, 660 – Santa Efigênia CEP 30150-340 – Belo Horizonte/MG

Alameda da Serra, 1021, 2º andar – Vale do Sereno
CEP 34000-000 – Nova Lima/MG

© 2020 Núcleo Villa-Lobos – Todos os Direitos Reservados

Estamos online!