baixo

Baixo

O curso de contrabaixo elétrico faz com que o aluno, na prática, aprenda as diferentes formas de se tocar o instrumento e suas aplicações, além de oferecer toda a base teórica necessária para o aprofundamento nos estudos musicais.

Todo o conteúdo é trabalhado a partir de um repertório escolhido em conjunto com o professor, que avalia as músicas sugeridas pelo aluno do ponto de vista técnico e pedagógico, e seleciona o material que se enquadra no foco de estudo, em um nível de desenvolvimento técnico-teórico coerente com o que o aluno apresenta naquele momento.

O professor também sugere canções que se encaixem nestes critérios. Desta forma, consegue-se uma aula personalizada, ajustada às necessidades e anseios do aluno.

Num primeiro momento, o aluno tem contato com o contrabaixo, aprendendo como emitir sons no instrumento e a função de cada parte, de cada peça do mesmo. Também aprende a localizar as primeiras notas musicais e a melhor forma de fazê-las soar. Neste ponto já é possível acompanhar canções simples com estas primeiras notas aprendidas. Também é aqui que se inicia o processo de leitura de cifras.

A partir daí, são apresentadas novas notas musicais, intervalos, arpejos, acordes, escalas, padrões de acompanhamento, técnicas de execução (pizzicato, slap, palm-muted, tapping) e diversos outros conteúdos ligados à harmonia, melodia, rítmica, percepção e improviso, por exemplo, de maneira gradativa e permanente.

Ao mesmo tempo, o aluno aprende maneiras de aplicar esses conteúdos e técnicas a situações reais, nos mais diversos estilos musicais contidos em seu repertório.

O aluno terá também a oportunidade de, ao longo do processo, tocar em conjunto com outros instrumentos, sejam eles um violão, uma bateria, uma banda ou outra formação. Nesse ponto, além da leitura de cifras, o aluno também já deve ter algum contato com tablaturas e com a leitura na pauta (partitura musical), ferramentas importantíssimas para um bom músico.

Tudo isso, feito de forma gradativa e articulada, levará o aluno a dominar o instrumento e sua linguagem, sendo capaz de se expressar musicalmente através do baixo elétrico com propriedade e naturalidade.

Processed with VSCO with a6 preset
  • callCreated with Sketch. 31 3241-4177 - Santa Efigênia

Rua Grão Pará, 660 – Santa Efigênia CEP 30150-340 – Belo Horizonte/MG

  • callCreated with Sketch. 31 3567-4810 - Vila da Serra

Alameda da Serra, 1021, 2º andar – Vale do Sereno
CEP 34000-000 – Nova Lima/MG

© 2020 Núcleo Villa-Lobos – Todos os Direitos Reservados